Página Inicial

O Pesacre vem consolidando sua intervenção em 5 programas temáticos que definem o norte de suas ações e garantem as articulações, e sinergias, entre os vários projetos e iniciativas. São eles:

Comunidade Sustentável e Mercado Justo

Congrega e orienta as iniciativas e projetos no campo da Extensão Rural, da Pesquisa Aplicada, da difusão de conhecimentos e articulação em rede de experiências de produção agroflorestal e de comercialização.

Monitoramento e Avaliação de Paisagens – Gestão Ambiental e Territorial

Articula as ações de pesquisa, monitoramento, avaliação e formulação de alternativas de políticas públicas e programas de gestão territorial, como as relacionadas ao fomento de serviços ambientais e de apoio à exploração sustentável de recursos florestais madeireiros e não madeireiros.

Capacitação

Congrega as iniciativas de formação de quadros técnicos e políticos do desenvolvimento sustentável, através de: ações de capacitação de agentes em metodologias participativas de Assistência Técnica e Extensão Rural (através do PESA), Gênero, Sistemas Agroflorestais, Organização comunitária, assessoria a movimentos sociais e organizações populares em gerenciamento e comercialização, e programa de estágios.

• Políticas Públicas

Define os objetivos, prioridades e iniciativas nos campos da construção de sujeitos coletivos do desenvolvimento sustentável na Amazônia, via articulação em redes, e da intervenção no espaço público, através de ações de denúncia, participação em instâncias de formulação e controle social de políticas públicas.

• Gestão e Fortalecimento Institucional

Engloba o conjunto das iniciativas voltadas para a gestão eficiente e eficaz da instituição e da construção de sua sustentabilidade do ponto de vista político, técnico e financeiro. As principais atividades são as de planejamento, monitoramento e avaliação, comunicação e divulgação de resultados, captação de recursos, treinamento e capacitação interna, contatos e articulação política institucional.